17 de mar de 2006

"Sem informação você está isolado do mundo"

Atualmente as pessoas possuem diversos canais de informação, que vão desde os mais antigos, como o jornal, transitando pelo rádio e pela televisão, até chegar aos mais atuais, como a Internet. Porém há muitas pessoas que resistem à eles, isolando-se do mundo.

No ritmo em que vivemos, a cada segundo ocorrem muitos acontecimentos, seja na política, na economia, no âmbito social, guerras e etc. Esses acontecimentos englobam diversos assuntos que fazem surgir informações a todo momento. Informações essas que podem ser de extrema importância para o cotidiano de um grupo de pessoas. Entretanto, há aqueles que optam por não se informar e acabam se alienando da realidade existente.

A falta de informações sobre o mundo, porém, não significa que as pessoas não tenham acesso a outros tipos de informações, que podem ser suficientes pra uma pessoa em determinado tipo de vida que ela leva. Pra um treinador de futebol, por exemplo, as informações na área do futebol são suficientes. Sendo assim, ele não está isolado por um lado, pois ele tem toda a informação de que precisa. Mas por outro lado, podemos dizer que ele está isolado no sentido de que está alienado a respeito dos outros problemas do mundo, considerando-os importantes.

Não devemos deixar de observar que existem grupos de pessoas que se isolam do mundo, ou melhor dizendo, das notícias sobre o mundo, por opção. Há certas tribos indígenas que vivem de acordo com uma cultura primitiva que os satisfaz, há jovens que acham cedo demais para se preocupar com os problemas do mundo, já que os seus já são suficientemente incômodos, e tipos diversos de pessoas que preferem se manter alienadas.

Contudo não podemos atribuir informação às novas tecnologias, já que há meios primórdios como o jornal que exercem essa função. Sendo assim, é possível estar isolado do mundo, no sentido de estar por fora dos acontecimentos que nele ocorrem, sem informação. Mas esse isolamento é opcional, pois o acesso é possível já que a informação é muito ampla e não exige as novas tecnologias.

P.S.: Redação feita pra faculdade com as colegas Joice, Lidiane e Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feedbacks sinceros me interessam. Go ahead!