Pular para o conteúdo principal
















Uma trajetória recheada de conquistas

O Grêmio Football Porto - Alegrense surgiu em 1903, e desde de seus primeiros anos, já deixava suas marcas, afinal, no dia 18 de julho de 1909, aconteceu o primeiro grenal da história, no qual o tricolor obteve uma vitória fenomenal de 10x0 sob seu principal advesário gaúcho em um confronto que viria a se tornar um clássico. E essa não foi a única vez que o time surpreendeu seus torcedores em uma vitória contra o Internacional. Em 18 de junho de 1911, ele ganhou novamente de forma extraordinária com o mesmo saldo de gols, 10x0. Essas vitórias inicias que já previam o futuro glorioso do time. Seu título mais importante foi o de campeão do mundo, título que até agora, em 97 anos de história, o rival ainda não teve o prazer de comemorar. À meia noite, no Brasil, milhares de gremistas e brasileiros acompanharam o jogo pela TV para ver o time gaúcho trazer a taça para seu país. Nessa final do Mundial Interclubes no dia 11 de dezembro de 1983, em Tóquio, contra o time alemão Hamburgo, aos 38 minutos do 2° tempo, o jogador Renato marca o primeiro gol, mas o adversário não se entrega e faltando quatro minutos para o término da partida, Schroder empata. Foi na prorrogação que Renato, mais uma vez, aos 3 minutos marca o segundo gol e o time se sustenta até o fim ganhando o título tão cobiçado. Em 1995, o Grêmio foi novamente para o Mundial Interclubes, porém não voltou com o título ao perder de 4x3 nos pênaltis para o Ajax, da Holanda.

O vice campeonato brasileiro de 1982, garantiu ao Grêmio sua participação no Torneio Libertadores da América no ano seguinte.A final foi contra o Penharol, que já tinha vencido a Libertadores quatro vezes e o Mundial três vezes. No dia 28 de julho de 1983, no Olímpico, o tricolor venceu a partida de 2x1 com gols de Caio e César. Esse foi o 1° título importante que levou o time ao Mundial. Em 1995, o time conquista o bicampeonato, quando aos 39 minutos do segundo tempo, Dinho empatou a partida no Estádio Atanasio Girardot contra o Nacional de Medllín, da Colombia.


Assim como a maioria dos times, o Grêmio teve seus altos e baixos, mas até quando estava por baixo foi capaz de ganhar o título. Na maioria das vezes esteve por cima conquistando títulos cobiçados até hoje por adversários, que fazem do Grêmio o time que mais trouxe orgulho aos gaúchos com craques que foram revelados e que fazem parte do clube trazendo cada vez mais alegrias aos seus torcedores.


Mais títulos internacionais:

- Recopa sul-americana - 1996 - 4x1 sob o Independente da Argentina;

- 1ª Sannwa Bank Cup - Copa da Amizade - 1995 - vitória de 2x1 sob o Verdy Kawasaky;
- Copa Río De La Plata - 1968 - 2x1 sob o Nacional;
- Copa Internacional de Porto Alegre Tornei de Verão (Taça Prefeito Municipal) - 1971 - 2x0 sob o Internacional;
- Taça do Atlântico - 1971 - 2x0 sob o River Plate;
- Taça Cidade de Salvador 1972 - 1x0 sob 0 River Plate;
- Torneio Ciudad de Rosário - 1979 - 2x1 sob o Rosário Central;
- Troféu Torre del Vigia (Copa Punta del Este) - 1981 - 4x0 sob o Sel. Maldonado;
- Copa "El Salvador del Mundo"- 1981 - 3x2 sob o Sel. Salvador;
- Trófeu "Ciudad Valladollid" - 1981 - 2x1 sob o Tatabanya;
- Trofeu "Cel. El salvador" - 1983 - 2x1sob o "El Salvador";
- Copa Los Angles - 1983 - 2x2 contra o América do México;
- Copa Rotterdam - 1985 - 2x1 sob o Bayer Munique;
- Copa Phillips - 1986 e 1987 - 2x1 sob Borusia Ale e 2x1 sob Neuchatel Xamax respectivamente;
- Copa Renner - 1996 - 2x1 sob o Sport Recife;
- Trófeu "Agrupación Peñas Valecianas" - 1996 - 3x0 sob o Valencia ESP;
- Trófeu Colombino - 1997 - 4x2 sob o Sevilla;
- Taça Hang ching - 1998 - china - 2x0 sob o Shagai Shen Hua;

Mais títulos nacionais:

03 /05/1981, Estádio Morumbi - aos 20 minutos do 2° tempo Baltazar marca o gol da vitória contra o São Paulo, se tornando campeão brasileiro pela 1ª vez.;

15/12/1996, Estádio Olímpico - Grêmio vence de 2x0 do Portuguesa se tornando bicampeão brasileiro;
02/09/1989, Estádio Olímpico - Grêmio é campeão da 1ª Copa do Brasil, assegurando então, uma vaga para a Libertadores de 2x1 sob o Sport ;
10/08/1994, Estádio Olímpico - Mais uma vez campeão da Copa do Brasil garantindo sua participação na Libertadores contra o Ceará, por 1x0;
22/05/1997, Estádio Maracanã - Se torna o único tricampeão da Copa do Brasil contra o Flamengo de 2x2;
17/06/2001, Estádio Morumbi - Tetracampeão Brasileiro contra o Corinthians de 3x1;



Comentários

  1. Muito bom Tassia. Só falta colocar naquele ranking a segundona.

    ResponderExcluir
  2. ainda nem li o texto: mas acho que o Daniel merecia um direito de resposta. Ele foi sim, simpático com a amiga feia, ela que não foi...
    agora vou ler o texto, vou me preparar psicologicamente antes hehehe

    ResponderExcluir
  3. quanto ao direito de resposta dos colorados, em breve, eu farei!
    aguarde...

    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Feedbacks sinceros me interessam. Go ahead!

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo passa, o tempo voa...

"Não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar. Não deixe nada pra semana que vem, porque semana que vem, pode nem chegar." A Pitty falou tudo né? Quem sabe o dia de amanhã? Deus? Talvez. Não sou exemplo de organização, mas sempre procuro diminuir ao máximo minhas pendências. Só durmo se estou caindo de sono mesmo. Pois se ainda sou capaz de pensar, ainda sou capaz de fazer o que tenho pra fazer. As olheiras que se danem. Nem as disfarço (tenho preguiça).

Carrego sempre comigo um bloquinho de notas (cafonérrimo, a propósito). Nele vão tarefas que tenho que cumprir, trabalhos a fazer, lembretes, dicas de filmes e livros que recebo e, acima de tudo, idéias, muitas idéias. Deixar pra depois faz com que eu fique sobrecarregada, me estresse e acabe desistindo de muitas coisas. Por isso, me dedico muito aos meus "deveres" que eu mesma me imponho e vou riscando eles do bloquinho conforme vou cumprindo-os. Posso ter preguiça de lavar louça, mas meus textos, trabalhos …

Textos para Capricho (2 em 1)

Moda verão...qual a tendência de corpo pra próxima estação?O verão vem chegando e a as academias vão superlotando. Dois meses antes de ir pra praia, guris e gurias vão em busca do corpo perfeito. Meio difícil, pois o corpo perfeito não se atinge em dois meses e, às vezes, nem em anos. Talvez com muito silicone, suplemento, musculação e principalmente dedicação, mas não da noite pro dia. Isso se a moda for ser bombado (a) ou saradérrimo(a), é claro.Cuidado, o conceito de corpo perfeito varia em média a cada cinco anos. Não é só roupa que vira tendência, corpo também. Que tal se um ano após colocar seu silicone a moda vira seios pequenos, como nos tempos em que Cláudia Raia, Adriane Galisteu e Carolina Ferraz eram as tops? Nada muito improvável, afinal, no ano das mulheres samambaias, frutas e por aí vai, gostosas como Juliana Paes e Débora Secco estão investindo na próxima tendência: ser magérrima. Atualmente, estão pesando em torno de 47, 50 quilos. Corpo e moda tem tudo a ver. Ningué…

Entrevista: Carol Teixeira

LOUCA PELA VIDA
“Pessoas mesmo são os loucos, os que são loucos por viver, loucos por falar, loucos por serem salvos (...)”. Essa é uma parte de um poema de Jack Kerouac que Carol Teixeira tem estampado na parede de sua sala. É outra maneira que Carol encontrou de transbordar, como se não bastassem as frases tatuadas em seu corpo, escritas em seu blog e em seus livros. Carol é assim, transparente. Seu corpo, seu jeito, sua casa, seus livros, tudo é ela. A escritora e filósofa de 28 anos é autora dos livros “De Abismos e Vertigens” e “Verdades & Mentiras”. É colunista da Cool Magazine e dos sites http://www.lpm.com.br/ e http://www.queb.com.br/ e editora da nova Revista do Beco. Já escreveu peças de teatro, fez programas de rádio, participou de um reallity show, viajou pelo mundo, foi dona de bar, ama a noite, Nietzche, Caio Fernando Abreu, Fred e, acima de tudo, a vida.
Tu já passaste por três cursos: Jornalismo, Direito e Filosofia. Desististe dos dois primeiros seguindo firme com…