6 de jun de 2007

ALUNOS DE JORNALISMO DO IPA PROTESTAM CONTRA A COORDENAÇÃO DO CURSO





ALUNOS DE JORNALISMO DO IPA PROTESTAM CONTRA A COORDENAÇÃO DO CURSO

Na noite desta terça-feira (5), estudantes de Jornalismo do 2º semestre/noite (Jon21), do Centro Universitário Metodista IPA realizaram um protesto contra a desorganização do curso e a falta de respeito da coordenação com a turma. A ênfase do ato foi a não-publicação do jornal, que foi produzido e diagramado pela turma, cujas notícias já estão defasadas em função do atraso em sua impressão. Além disso, os alunos reivindicaram providências em relação as aulas de Planejamento Gráfico e Editorial II, já que está acabando o semestre e ainda não tiveram aulasapráticas de diagramação, objetivo da disciplina.

A coordenação do curso alegou que o atraso na impressão se deu devido à falta de verbas, sendo que no dia da manifestação foi distribuído o jornal institucional IPA Notícias, no qual eram ressaltados os investimentos feitos em infra-estrutura. Isso gerou um descontentamento entre os alunos que não entenderam da onde surgiu a verba para o jornal da Instituição se faltava para o deles.

Durante a manifestação, os estudantes percorreram o campus usando narizes de palhaço, apitos, cornetas, cantando paródias inspiradas em grandes clássicos da MPB, exibindo cartazes e vestindo camisetas com frases de protesto, tais como: "Jornalismo sob nova direção já", "Comunicação é expressão, abaixo a repressão" e "Mais Aula, menos Blá Blá Blá". Os alunos ainda distribuíram um jornal impresso com as cotas, onde constavam as matérias velhas e uma explicação sobre o motivo das reivindicações.

A turma recebeu o apoio de estudantes de outros cursos e de diversos alunos dos demais semestres de Jornalismo. O ato só aconteceu durante o intervalo. Após, os estudantes cessaram o barulho e se dirigiram a um gramado do IPA, em frente ao bloco C, na portaria da Casemiro de Abreu e estenderam suas camisetas e cartazes para quem quisesse vê-las.

Nesta quarta (6), foi entregue à reitoria uma carta contendo as reivindicações, já que na noite da manifestação o grupo não foi recebido.
Já foi agendada uma reunião para segunda-feira com o pró-reitor para discutir os problemas enfrentados pelos alunos do curso.


Esse é o link do vídeo do protesto. É do Mauricio Saldanha, ex-colega nosso. http://www.youtube.com/watch?v=TxaqeBYTwi0

3 comentários:

  1. O_o

    Que legal, faltar verbas pra publicar justamente o fruto do trabalho do curso, que é um jornal.

    Não tem jeito, tem coisas que só vestindo o nariz de palhaço mesmo...

    Beijo! (comentei o post sobre a escuta, só pra constar =p)

    ResponderExcluir
  2. "Quem não se comunica, se trumbica e como fica? Fica sem revista, fica!"

    Ninguém vai conseguir nos calar!! Jornalismo sob nova direção já!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, a nossa reunião com a pró-reitoria é na sexta. Essa daí, na segunda, acho que é da pró-reitoria com todos os líderes de turma.

    ResponderExcluir

Feedbacks sinceros me interessam. Go ahead!