29 de jun de 2007

Será uma armadilha? (Cotas - frases racistas)

"Negro, só se for na cozinha do RU". "Voltem para a senzala". Essas foram as frases racistas pichadas em torno do campus central da UFRGS.

Na maior parte dos jornais que leio e assisto, essas frases estão sendo atribuídas à uma parcela racista que é contra a implementação de cotas raciais na UFRGS. Discordo.

Pensem comigo. Essas pessoas que são contra a implementação de cotas raciais seriam tão burras a ponto de favorecer ainda mais a implementação das cotas pichando frases racistas? Afinal, é lógico que muitas pessoas que estavam em cima do muro, depois de lerem as frases, ficariam a favor das cotas, pois perceberiam que, infelizmente, ainda há muito racismo no país.

Sendo assim, pra mim quem escreveu essas frases, certamente, faz parte do grupo que é a favor das cotas, pois eles, mais espertos, com certeza já pensaram nisso tudo que falei acima. Eles perceberam que a coisa tava ficando ruim pro lado deles, que tinha muita gente contra essas cotas, e aí decidiram apelar. Há boatos até de boicote à votação, vi isso em algum jornal que falava de supostas ligações grampeadas, não me perguntem em qual.

Estão me achando muito radical? Perdoem-me, mas acho que todos jornalistas deviam olhar pelos dois lados e levantar essas duas suspeitas, é não é isso que, lamentavelmente, estou vendo. Mas pelo menos sei que não estou sozinho em meu ponto de vista. Vejam só:

"Se eu estivesse indeciso sobre o mérito das cotas raciais, depois de ter lido essas frases me declararia inteira e definitivamente a favor delas. Por isso só é que gostaria de saber se essas frases foram escritas mesmo por brancos. Se elas refletem mesmo o ódio e desprezo que são dedicados aos negros ou se foram postas no muro e na Internet apenas para garantir maior apoio às cotas raciais. " (coluna do dia 27/06 do Paulo Sant'ana).

Isso é só um alerta pra que os indecisos não caiam numa (talvez) armadilha bem feita.

Um comentário:

  1. Muito bom este teu texto, a opinião publica dos gaúchos foi manipulada naquela época pelo pessoal pró cotas, pelo Paulo Sant'ana e pelo senador Pain.

    Sou um dos coordenadores do movimento contra cotas na UFRGS e sei bem com que tipo de gente estamos lidando.

    Essa turma pró cotas é do mais baixo nível possível.

    Meus parabéns, são poucas as pessoas atualmente que tem essa tua capacidade de discernimento.

    ResponderExcluir

Feedbacks sinceros me interessam. Go ahead!