18 de jan de 2012

Muita babação de ovo pra pouco argumento

Não lembro bem como chegou até mim, acho que pelo face, mas esses dias acabei lendo um texto intitulado "Por que é tão difícil ter vontade de voltar a viver no Brasil?" e não pude me conter. Antes de mais nada, que fique bem claro que não sou nenhuma patriota cega aos problemas do meu país. Mas analisem com cautela o texto que li e concordem se quiserem...

A garota que escreve o texto fala da Espanha, onde vive:

"Aqui aprendi que não preciso de luxos para viver feliz, que com pouco dinheiro no bolso posso me divertir, ter uma vida cultural relativamente agitada e ainda viajar de vez em quando. Aprendi que a felicidade não se encontra em shopping e que autoestima não está diretamente relacionada com chapinha e unhas bem feitas". Ok, até aí qual é a diferença do Brasil? Me desculpem a intolerância, mas tenho certeza que, assim como eu, muitos brasileiros não precisam de luxo pra serem felizes. Com pouca grana a gente se diverte demais nesse país tão alto astral e festivo. Vida cultural relativamente agitada? Porto Alegre, prazer! Viajar? Opa, sempre que tenho folga! E sobre felicidade em shopping e chapinha pra autoestima, isso vai de pessoa pra pessoa e não de país pra país. Felicidade pra mim é um happy hour no fim da tarde com quem me faz bem, e vai contra os princípios da minha autoestima chapinha. Sou devota dos meus cachos, com licença?

"Aprendi a ser tolerante, a respeitar mais as diferenças, a descobrir a diversidade de raças, culturas, estilos de vida e pensamento muito diferentes dos nossos, brasileiros, muitas vezes machistas, egoístas e hipócritas..". Para tudo! Foi preciso ir morar em outro país pra aprender a ser humana? Muito fácil falar que brasileiros são machistas, egoístas e hipócritas, esquecendo-se que és também uma brasileira e definindo um comportamento que se repete em quaisquer outros países como sendo exclusivamente nosso. Mania de brasileiro metido à besta (agora quem generaliza sou eu): o que vem de fora é sempre melhor. É tão bom quanto o que é nosso e depende do quê. Cada país com suas características, oras.

"Aprendi que o normal pode ser qualquer coisa, que cada pessoa é um mundo e que cada um de nós cuida do seu próprio mundo pessoal, sem precisar de aparências ou máscaras. E ao mesmo tempo aprendi que todos devemos cuidar do nosso mundo coletivo, que a força do ser em conjunto é muito importante e que, melhor de tudo, dá resultados."  Repito, reitero e enfatizo que isso não tem a ver com nação e sim com caráter. É lamentável ler isso. Que mania de culpar o lugar ou alguém por algo que deve partir de nós. Base familiar ou educacional não é sinônimo de bom caráter e bom senso.

"Aprendi que o ser humano, não importa a sua nacionalidade, está longe de ser perfeito, e apesar de tanta tolerância e igualdade por um lado, pode ser bastante preconceituoso e injusto por outro. "Agora estamos falando a mesma língua, moçoila, contraditória? É isto aí, SER HUMANO. 

Pois bem, jovens. Viajem, viajem muito, pois pretendo fazer o mesmo por muito tempo. Conheçam culturas, pessoas, novos mundos. Agreguem sempre. Somem sem precisar bancar os tais por aí. Vejam graça em tudo. Isso é demais e sou super a favor. Mas não critiquem seu país sem argumentos consistentes e com comparações sem embasamento algum a não ser sua mera opinião preconceituosa e seu deslumbramento local. Querem comparar, então me deem dados, daí a gente até discute essa bobagem toda. Sou brasileira acima de tudo. E quem eu sou (para o bem ou para o mal) não foi meu país que fez. Fui eu. E o que meu país é, também sou eu que faço. Eu e você que o critica daqui ou de fora.

E, além do mais, hipocrisia é uma devoção fingida, portanto, cuidado ao se orgulhar do seu país em diálogos com quem não é daqui, soa falso, sabia?

Um comentário:

  1. Quem faz o estado desenvolvido são os seus cidadãos e não sua classe politica, já que essa é sim mero reflexo do que existe na base do plexo. quanto ao post, as duas tem razão: uma viajou para abrir os olhos e a outra ficou para dizer o que já sabia. (via). felicidades para ambas e parabéns pelo layout do blog, está lindo.

    ResponderExcluir

Feedbacks sinceros me interessam. Go ahead!