O processo criativo do escritor

Elizabeth Gilbert. Você sabe quem é ela? Elizabeth Gilbert é autora do livro Comer, Rezar, Amar, aquele que virou filme tendo Julia Roberts como protagonista. Tá, agora você sabe quem ela é, então me responda outra pergunta: você já teve uma ideia que veio do nada e nem sequer questionou de onde e como veio? Provavelmente, sim. E, se teve, não se questionou sobre isso porque estava ocupado demais tentando aprimorá-la e não perdê-la? Podemos chamar isso de ‘início do processo criativo’. E é basicamente disso que trata o vídeo que indico abaixo.


Em sua participação no TED, a autora fala dos desafios do processo criativo ao escrever um livro. Fala também dos medos que assombram um autor cuja obra virou bestseller mundial. E agora? Será que há chances de um mesmo autor ter outro bestseller? Como você se sentiria com essa pressão se fosse ela? Como lidar com as expectativas do seu público? Pegando carona nisso, a autora ainda fala do peso dado a um autor ao intitulá-lo como gênio e o que isso pode acarretar na vida desse escritor.

Todo aspirante a escritor, escritor profissional, jornalista ou leitor deveria assistir esse vídeo inspirador que tem muito a ensinar sobre criatividade e persistência. Fica a minha dica. Que tal persistir depois de ler isso e assistir o vídeo até o final? Garanto que vai valer a pena!

0 Comentários