Síntese:

No Centro de Porto Alegre, em um sebo da rua Riachuelo, duas vidas muito distantes se descobrem próximas devido a uma coincidência forjada. Entre o mundo poético de uma estudante de Letras sonhadora e o de uma jovem prostituta desiludida, muita coisa em comum pode haver.

Personagens Principais: Carolina, 21, e Suelen, 17. 

Cenário: Centro de Porto Alegre 

Palavras-chave: Literatura, segredos, confissões, histórias de vida distintas, situações ímpares, inconstância, melancolia, angústias, dilemas, sentimentos ambíguos - paixão, ódio, amor, sexo. 
 
Teaser:


Como tudo começou...

No final de 2008, tive o prazer de conhecer pessoalmente a escritora e filósofa Carol Teixeira, a quem já admirava mesmo sendo apenas sua leitora. Fui entrevistá-la para escrever seu perfil pra um trabalho de faculdade (disponível aqui no blog também, nesse link). Nem preciso dizer que foi uma entrevista incrível, pois quem ler vai atestar isso. Na oportunidade, no decorrer da entrevista, acabamos compartilhando algumas ideias e projetos profissionais. Foi ali que contei que eu tinha um livro que eu pensava em publicar e tal e ela me deu o maior incentivo. Foi ela quem guiou meus primeiros passos nesse novo desafio, por sinal. Felizmente, pouco tempo depois pude dar pra ela a notícia de que a editora Multifoco tinha aprovado meus originais. Nem pensei duas vezes pra decidir quem convidar pra escrever a orelha do meu livro. Pra minha inteira satisfação ela aceitou o convite. Sendo assim, a Carol foi minha primeira leitora. Isso quando o livro não tinha nem sido revisado ainda. Ansiosa esperei o retorno dela, que foi ainda mais estimulante! Ela sabe o quanto sou grata ao incentivo dela. Mas aproveito a oportunidade pra relembrar isso.

Compartilho aqui o que ela escreveu sobre o "Falso Acaso".

Sinopse por Carol Teixeira (Orelha do Livro):

"Ao ler Falso Acaso, primeiro livro da Tássia, lembrei da dica que Rilke deu a um jovem poeta: não busque as respostas que ainda não podem ser dadas porque não seria possível vivê-las. Nesse romance de formação – um obra adolescente no melhor sentido da palavra - as personagens buscam respostas, mas vivem intensamente as perguntas. E não é nisso que se resume o adolescer? Viver os questionamentos, apesar de tanta ânsia por respostas? Crescer é doloroso e ninguém passa incólume por esse processo.
 
Carolina, imersa em seu mundo solitário de diários, leituras e lacunas familiares. Suelen, em seu degradante destino do qual não consegue ver saída. Ambas vêem suas vidas mudadas e ligadas de forma surpreendente no mágico ambiente do sebo do Seu Clemente , no Centro de Porto Alegre.

E nessa narrativa com pitadas de romantismo (o que é Suelen senão uma Lucíola com final feliz?), que é contada entre fragmentos de diários e textos em blogs, Tássia nos apresenta a juventude, a modernidade e a vida contida em um Centro que parece parado no tempo. E é nesse cenário, nessa fusão entre o passado e presente, que vemos o poder transformador da arte, da compreensão e do amor, em todas as suas faces. E acompanhamos empolgados a saga das personagens para se tornarem que realmente são".

Carol Teixeira
Escritora e Filósofa

Mais sobre o livro aqui no Blog:

http://migre.me/gUgFP - Enfim, meu livro!
http://migre.me/gUgIu - Dia, D, o lançamento do meu livro.
 
Mais sobre o livro internet afora:
http://migre.me/gUf0K - Universo IPA
http://migre.me/gUf1B - Universo IPA - Sessão de Autógrafos
http://migre.me/gUf8n - Banx 
http://migre.me/gUfac - Jornal do Comércio 
http://migre.me/gUfcc - Correio do Povo
http://migre.me/gUgL0 - Coletiva.net

Para adquirir entre em contato através do email tassia.jaeger@gmail.com