Eles não levam a fama; seus clientes, sim. Designers, produtores de eventos, produtores gráficos, técnicos de som e imagem, e demais profissionais do ramo da Comunicação, assim como os mencionados acima, também estão sempre nos bastidores. Seu reconhecimento consiste no sucesso do seu trabalho - reportagem, notícia, nota, programa, artigo, campanha, ação, venda, repercussão, credibilidade, visibilidade e alcance.
Porém, há 21 anos, um portal nasceu para mostrar quem são esses profissionais de bastidores que fazem acontecer. Era chegado o momento de noticiar e fazer propaganda desses mestres na arte de promover os outros. O Coletiva.net nasceu para reconhecer e valorizar a área da Comunicação. Jornalistas que levam informação para a sociedade por meio de programas de rádio, TV e streaming; escrevem história por meio dos fatos diários nos jornais, sites e blogs; proporcionam conteúdo e entretenimento nas redes sociais.
Publicitários que criam campanhas que, em muitos casos, além de tornar a marca forte, transmitem uma mensagem de impacto para o público jamais esquecê-la, atravessando décadas. Quem não se lembra de comerciais que consagraram marcas e personagens, como: "Compre, Batom", o eterno garoto Bombril, o Sebastian da C&A, o tio da Sukita? Ou de comerciais cuja mensagem traz posicionamento de marca e conscientização da sociedade, como: Retratos da Real Beleza da Dove, O Enterro do Bentley, Todo bebê é um bebê Johnson's. Designers que capricharam tanto na criação dos logos, que as marcas viraram objetos de desejo, como: Coca-Cola, Nike, Adidas, MC Donald's, Starbucks, Apple e por aí vai.
Foi me reconhecendo como profissional que eu fui parar no Coletiva.net pela primeira vez. A notícia era minha estreia como escritora e o lançamento do meu livro "Falso Acaso". Depois, fui notícia como sócia de uma pequena agência de publicidade na qual atuei, em uma matéria que falava do aniversário da mesma. Também fui notícia, ao ser a madrinha de alunos de Comunicação que participavam de um desafio chamado XChange, e no qual, felizmente, a minha equipe de afilhados saiu vencedora. Além de me ver com orgulho como notícia, atuei na minha primeira cobertura jornalística como repórter do Coletiva.net, durante o Festival de Publicidade de Gramado, em 2013. Também colaborei como articulista, o que ainda faço com muito prazer, como neste momento.
Estreitando ainda mais meus laços com o Coletiva.net, já que os meus com a Márcia Christofoli sempre foram estreitos desde nossos incríveis anos como colegas de faculdade, dei início a um projeto que sempre quis e que a Márcia e o Farias compraram - mais uma revista do Selo Tendências, a 'Comunicação Empresarial', já em sua terceira edição.
Atualmente, sou coordenadora editorial do Selo Tendências, composto por quatro publicações: a já mencionada Comunicação Empresarial, Academia, Inovação e Comunicação. Diante disso, já posso me considerar parte da história desse veículo de Comunicação gaúcho, cujo papel é tão importante para valorizar a atuação de todos nós que escolhemos a Comunicação para a vida, mantendo-nos informados sobre os movimentos do nosso mercado, assim como sobre tendências, inovações, novidades, cursos e eventos da nossa área. Conhecimento, este, necessário para nos tornarmos cada dia melhores profissionais neste mundo VUCA, onde precisamos estar em constante construção e reconstrução de nós mesmos para seguirmos garantindo e conquistando nosso espaço.
Ao Coletiva.net, desejo vida longa, e que eu possa seguir parte dessa história, participando, portanto, de seu crescimento, evolução, amadurecimento e muitos aniversários! Parabéns pelo pioneirismo, coragem, resistência e amor à Comunicação. É isso que faz sermos apaixonados por vocês também.
Artigo publicado em Coletiva.net: https://coletiva.net/artigos-home/pioneirismo-coragem-resistencia-e-amor-a-comunicacao,356946.jhtml
0 Comentários
Feedbacks sinceros me interessam. Go ahead!